segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Triade ou Tritone

Tritone...ou trítono em Português.

Intervalo de 4ª aumentada ou 5ª diminuta.
Na prática, as duas notas que formam esse intervalo estão à distância de 3 tons inteiros.
Por ex. C - F#
ou C - Gb

Este intervalo, quando situado num acorde entre o 3º e o 7º graus, origina aquilo a que se
chama a "função dominante".

Por outras palavras, um acorde para ser dominante, tem de conter um trítono entre o 3ª e 7ª graus desse mesmo acorde

Deixa ver se consigo explicar-te sem confundir muito....

Como te disse atrás, o intervalo de trítono assume a sua principal importância
ao caracterizar aquilo a que se chama "Função dominante"...a função que origina uma maior necessidade
de resolução (de alívio de tensão harmónica/melódica).
Essa tensão é provocada pela existência do intervalo de trítono entre o 3º e o 7º graus de um acorde.
Por ex. C-E-G-Bb, é um acorde dominante porque tem um intervalo de trítono entre o 3º e o 7º graus (E-Bb)

Pois bem, existe outro acorde que partilha o mesmo trítono com C7.....F#7.
Se reparares bem F#-A#-C#-E, tem o mesmo trítono no 3º e 7º graus (A# ou Bb e E, embora em posições contrárias).
O 3º grau de um passa a 7º de outro e vice versa. Mas o som é o mesmo. A função mantêm-se e por isso um pode
ser substituído pelo outro em grande parte das situações. E repara que as tónicas dos dois acordes também estão à distância de um trítono (C - F#)

No caso do solo do George Lynch, o que ele faz é usar as tríades de E7 e do seu trítono Bb7 sobre o acorde de E7
Isso resulta nas seguintes notas E (tónica), G# (terceira maior), B (quinta), A#/Bb (quarta aumentada ou 11+)
D (sétima menor) e F (nona menor).
Depois ele vai repetindo esse pattern por várias oitavas

http://img189.imageshack.us/img189/3727/guitar1h.jpg

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