sábado, 11 de outubro de 2014

Limpeza/manutenção da Guitarra

De tempos a tempos preciso de fazer manutenção das minhas guitarras, e como muitos sabem, as cordas custam dinheiro... ter muitas guitarras implica um investimento jeitoso de stock de cordas!!! Stock que é necessário quando se está activo profissionalmente. Conheço muitos guitarristas que deixam as cordas na guitarra para além da morte anunciada das mesmas. Isto serve para vocês também
Para estender a vida útil das cordas, convém fazer alguma manutenção das mesmas e é possível mantê-las praticamente como novas ao toque até perderem eventualmente as suas características e afinação. Comprem uma folha de lixa da mais fina que existe, pode ser uma 1000 que serve para polir metais e acabamentos de madeira. Cortem um pequeno pedaço para manusear facilmente e enrolem por baixo da corda. Vão polindo a corda suavemente ao longo da mesma até ficar livre dos detritos e de qualquer resistência que possam sentir de ferrugem. Repitam nas cordas lisas. Nas cordas enroladas, basta passar uma ou 2 vezes para limpar apenas, visto que não convém desgastar o enrolamento. Vão notar de imediato que a corda ganha o seu brilho e estalo no fretboard novamente.
Para manutenção do fretboard, usem um bom óleo de cedro e uma trincha pequena para chegarem bem a todas as zonas de braço, mesmo com as cordas postas. Deixem a madeira absorver o óleo e depois passem um pano (de micro fibras por ex.) para absorver o excesso. Podem até untar a guitarra toda com óleo, pickups, partes do hardware, parafusos, etc...A guitarra vai agradecer o óleo de cedro e não faz mal nenhum  Limpem o excesso, eventualmente vai secar e podem puxar o brilho novamente.
Daqui a uns tempos explico o que faço cada vez que meto cordas novas e quero limpar os trastes até ficarem brilhantes e sem atrito, removendo a oxidação que vai aparecendo nas zonas do braço onde menos tocamos, tipo a partir do traste XX na zona das cordas mais grossas. Garanto que o instrumento fica em perfeitas condições.

By: José Carlos Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário