sábado, 24 de outubro de 2015

Dicas para ter sucesso como banda de bar ou banda de covers

1. Faça a lista das músicas
Para alguns isto é uma prática regular e fundamental. Para outros, é dispensado. Existem várias vantagens em dispensar algum tempo a escrever a lista das músicas que vão tocar:
Quando cada membro sabe a música seguinte, o show vai decorrer com muito mais fluidez.
Você pode gerir o tempo.
Você aprende como fazer o show fluir.
Você poderá rever o que resultou e o que não resultou.
Existe definitivamente uma arte na construção de um bom 
set - especialmente um que funcione bem. Quando feitocorretamente, irá considerar tonalidades, tempos, géneros, e especialmente - a sua audiência, e colocar as música na ordemcorreta.
2. Saber como fazer o 
checksound
Esta é uma parte importante da experiência da música ao vivo, e é uma parte em que você deve ser cooperativo e paciente. Se você for sortudo o suficiente para ter um técnico de som profissional a trabalhar no seu show, ele irá geralmente seguir uma ordem particular de operações no 
checksound. Será normalmente nesta ordem:
Bateria;
Baixo;
Teclados;
Guitarra;
Outros instrumentos;
Vozes de fundo;
Voz Principal;
Banda completa;
Esta sequência não é sempre assim, mas é bastante comum. Todos os técnicos de som são diferentes, e a ordem pode ser diferente, mas o seu trabalho como músico é simplesmente seguir as 
direções. Algumas coisas importantes a notar:
Quando é pedido para tocar um elemento da bateria, o baterista deve tocar suavemente, num tempo moderado
emsemínimas e nada mais, a não ser que lhe seja pedido.
Quando está a ser feito o 
checksound a outro instrumento, ninguém deve estar a fazer barulho com os outros instrumentos, a não ser que lhe seja pedido.
É uma boa ideia agir como se o técnico de som soubesse mais que você, porque normalmente é este o caso. As pessoas que trabalham ou têm as suas próprias empresas de som, trabalharam com centenas de bandas, e não estão impressionados com os seus talentos musicais, 
a não ser, que se impressionem primeiro pelo seu profissionalismo e respeito.
3. Defina o volume de forma apropriada
Esta é uma área onde muitos músicos não pensam, mas que deve ser levada muito a sério. Como define o volume irá contribuir para o som geral e a clareza da sua banda. Tenha em mente que a forma como escolhe os níveis deve ser determinado pelo espaço, a qualidade do P.A, e o equilíbrio que está a tentar alcançar no palco.
Se o seu volume estiver muito alto, irá rebentar com os seus colegas e fazer com que seja mais difícil obter uma boa mistura. Se for demasiado baixo os seus colegas não o conseguirem ouvir. Você deve sempre trabalhar com o resto da banda e com o técnico de som no que toca a definir o volume do palco. Como músico, todos queremos ter prioridade em ser ouvidos, mas lembre-se que tem de considerar a banda como um todo.
4. Cumpra os horários
Em muitos casos, em shows ao vivo, tem de seguir um certo plano. Uma vez que está a trabalhar para alguém, você tem de seguir esse plano. Existem razões específicas para você ter de tocar certas coisas que são ditadas pelos operadores do show, e como músico profissional, você tem de respeitar isso.
Isto significa que você deve disciplinar-se para conseguir o que precisa durante a sua pausa (casa de banho, beber alguma coisa) e voltar ao palco preparado para tocar, antes de ser suposto começar. Isto irá mostrar ao dono do local que você leva o trabalho a sério.
5. Faça um 
espetáculo
Se você está a tocar numa banda à frente de pessoas por dinheiro, você está no negócio do entretenimento. Então, mesmo que você não pense no que está a fazer para além de tocar, você não deixa de estar a criar um show. É do seu maior interesse fazer um show que esteja pelo menos bem ensaiado e executá-lo com convicção e consistência.
Quando você não tem ideia de como vai fazer as coisas antes de entrar em palco, as pessoas vão estar menos conectadas ao
seuespetáculo. Se a sua banda consistir em bons músicos que escolheram boas músicas, as pessoas vão acompanhar o show. Mas não vão estar tão excitadas em relação ao que está a fazer se você também não está.
Quando faz do seu 
gig um verdadeiro espetáculo, que foi claramente estudado, as pessoas irão divertir-se muito mais. Quanto mais as pessoas desfrutarem mais elas vão falar de si a outras pessoas e com certeza irão regressar.
6. Escolha as músicas certas
Este é talvez um dos 
aspetos mais cruciais nos concertos ao vivo. Existem vários fatores a considerar incluindo o género, a habilidade dos músicos da banda, o orçamento, e o tipo de gigque estiver a tocar.
A prioridade aqui, claro, é assegurar-se que a plateia está a divertir-se. Se alguém entrar no espaço enquanto a sua banda estiver a tocar, será muito mais provável que se mantenham se gostarem da música que estão a tocar. Nunca conseguirá agradar a todos, então você deve focar-se no que a maioria das pessoas querem ouvir. É importante relembrar que você não está a tocar para si, está a tocar para outras pessoas o ouvirem.
7. Toque principalmente para mulheres
O título já diz tudo, mas se não for claro o suficiente, aqui estão alguns pontos do porquê disto ser uma prioridade:
As mulheres gostam de dançar;
Onde há mulheres, há homens;
Homens bêbados gostam de gastar dinheiro com as mulheres;
As mulheres querem divertir-se;
Se você escolher músicas que são 
direcionadas para homens, não terá tantas mulheres por perto. E isso não fará bem à sua banda. Mesmo que hajam músicas que você não gosta necessariamente de tocar na sua banda, se várias mulheres gostam, então é uma boa ideia incluir essas músicas no seu show.
O seu 
objetivo como músico numa banda de covers é assegurar-se que as pessoas estão a gastar dinheiro. Quanto mais mulheres no espaço, e quanto mais se estiverem a divertir, mais bebidas serão servidas no bar. Isto leva a que a sua banda seja contratada com mais frequência, e consequentemente mais dinheiro para si.
8. Conheça a sua audiência
Como foi mencionado anteriormente, a sua lista de músicas deve ser pensada para as pessoas que o escutam. Se você tem um público fixo, deve conseguir ter uma ideia do tipo de música que eles esperam ouvir. Assim como uma empresa que tem um produto físico para vender, a sua banda precisa de ter um bom entendimento do que as pessoas querem.
9. Encoraje o consumo
Goste ou não, a sua responsabilidade primária normalmente é assegurar que o local faz dinheiro em vendas de álcool.
Comoatração principal, você é o anfitrião da festa, e quer assegurar-se que todos estão a divertir-se, e em consequência que o bar esteja a faturar.
Muitas vezes os membros das bandas estão a beber também. Já que este é um dos poucos trabalhos onde está autorizado a beber, não faz sentido escondê-lo. Levante o copo e faça brindes ao público e encoraje o público a fazer o mesmo.
10. Grave a sua performance
Existem várias vantagens em ter alguém permanentemente a gravar os seus shows:
Você pode ver e avaliar a sua performance de outra 
perspetiva;
Você pode publicar as melhores partes nas redes sociais;
É uma 
ótima forma de divulgar o seu projeto;
11. Divirta-se
Pense nisso. A principal razão da maioria das pessoas começarem a tocar é porque acham divertido. E é! Quando você consegue trabalhar em harmonia com um grupo inteiro que tocam diferentes instrumentos, mas com o mesmo propósito, você começa a criar magia - e isso é diversão extra.

Sem comentários:

Enviar um comentário