terça-feira, 30 de agosto de 2016

Compreender arte

Não existem pessoas que não compreendem a arte. Só existe arte que não chega às pessoas.
O artista põe de parte o espectador, o que torna a arte elitista. Esperam que o espectador tire inúmeros cursos, ou que estude compulsivamente teoria da arte para poder tentar compreender alguma coisa da dita 'obra de arte'.
Uma obra de arte tem de cumprir três parâmetros: artista, obra, espectador; se o espectador fica de fora o círculo não se fecha e não existe obra de arte.
Sou um profundo admirador do dadaísmo e do non-sense em geral, e o que quero dizer é que, primeiro o acesso e depois a interpretação é que validam algo como obra de arte. Não me interessa o sentido que alguém interpreta ou aquele que moveu o artista a criar a obra, só me interessa aquilo que me comunica ou não. É por isso que tenho alguma dificuldade em apreciar arte plástica que só se valida mediante a leitura de um texto explicativo. Acredito que a obra tem de valer por si só (como sempre, com valiosas excepções), e dispenso totalmente a opinião de outros - principalmente do artista - para interpretar qualquer tipo de "obra
Nunca estudei história da arte nem nada semelhante, portanto a minha afirmação é só isso, uma afirmação de mais uma pessoa que tenta fazer de uma arte a sua vida.
A verdade de quem cria ou tenta criar arte vem sempre ao cimo :), seja satisfação (com sucesso ou não pouco interessa, pois a satisfação vem da verdade do que fazemos) ou frustração (com muito ou pouco dinheiro). Concluindo... a arte é movida pela verdade da intenção e pelas emoções (e estas não se enganam facilmente) e não pelo que ela vale a nível de coisas, seja dinheiro, prestígio social ou outros que não me lembro 

Sem comentários:

Enviar um comentário