quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O que é musica comercial?

Visto no dicionário lingua Portuguesa comercial significa: do Lat.commerciu s. m.,troca de valores ou de produtos com o fim de obter lucro;negócio;tráfico.

Comercial; comércio; comerciante. Trata-se aqui, então, de questões de negócios, próprios do comércio ou do comerciante. Ou seja, um produto comercial é um produto que vende, ou pretende vender. Chega a uma grande quantidade de ouvidos... Não é preciso ser um master da música para captar uma música comercial.

A música das Las Ketchup é uma música comercial. Uma música estúpida feita com intuito de vender.
A música «Is This Love» dos Whitesnake é comercial. Uma grande música que não deixa de ser comercial.
Os Extreme e a conhecida «More Than Words»? É comercial, também...

Acho que hoje em dia é relativamente fácil chegar a padrões comerciais. As baladas costumam lá chegar rapidamente, as batidas disco (estilo Cher e Kylie Minogue) também. Há outras que nunca supuseram lá chegar, e devido a factores incontroláveis, passaram a ser denominadas como comerciais. E porquê? Porque venderam muitos albúns, porque nas rádios era só pessoal a ligar pra pedir aquela música, emails a chegar com o mesmo pedido´, etc etc.

Bem, a meu ver música comercial é tudo o que tem "air play" nas rádios.
Pode ser rock, pop, metal, nu-rock, pimba, brasileira, kuduro... desde que passe nas rádios, e que tenha o seu lugar (por vezes conseguido de maneira duvidosa) nos tops da rádio e tv.

O que é comercial hoje pode não o ser amanhã, e vice-versa.
Basicamente a música comercial, é a música que as massas consomem num dado momento / época.

Normalmente as músicas comerciais são músicas de "easy listening", ficam no ouvido às primeiras audições devido à estrutura, instrumentalização e letra.
Inerente a este conceito surge outro que é o de mainstream.
Julgo que o ser mainstream está associado a alguma (bastante..) negatividade, o que é injusto, já que muitas vezes existe música "radio friendly" com bastante qualidade.
Muita gente tenta aderir à antítese disso ( = underground) para marcar a diferença e ir contra "modas", o que leva muita gente depois a rotular alguns artistas de "vendidos".


É aquela que, em concepção ou de facto, deve vender mais que o comum.
Que há canções que procuram deliberadamente isso e falham e outras que foram concebidas só pela música e acabaram por ser sucessos comerciais, não perturba o grosso da música comercial. É como tocar para uma plateia com gostos mais ou menos definidos e saberes que terás mais aceitação se tocares não pelas prioridades musicais, mas adaptares-te, pouco ou muito, às deles.

Nem todas as rádios passam musica comercial, por outro lado, como tem vindo a ser referido, ganhar dinheiro com a musica que se faz não implica obrigatoriamente estar a produzir algo comercial (ou implica?)...
Penso que provavelmente no cerne da questão estariam os binómios arte vrs. Comércio, não quero com isto dizer que um bom comerciante não é um magnifico artista mas anda lá perto.

Sem comentários:

Enviar um comentário