quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Grunge vs Hair Metal

Cresci a ouvir bandas nos anos 80. Alguns nomes que aqui falo com mais freqûencia neste sótão da musica, na altura tanto eu e todas as pessoas que conheço chamavamos Hard'n'Heavy , não quer dizer que soubessemos do que falavamos, mas pelo menos observava-se in loco as coisas, a informação era escassa, ninguem tinha net, poucos tinham acesso a revistas e Vhs. Nem tudo do que se fala aqui é Hair Metal, mas não quero entrar numa converça sobre rótulos que não se chega a lado nenhum.



O grunge apareceu de forma natural pois a caracteristica do Hair Metal era ser Hollyhoodesco e sempre alegre, tocado com um sentimento muito uptempo que fazia que todos os temas cheirassem a Beverly Hills. A juventude estava um bocado farta disso porque essas bandas de Hair Metal e Rock FM (Poison, White Lion, etc...) no final dos 80 e principios de 90 não traziam nada de novo em termos de sentimento e mensagem. No final do milénio procurava-se a nostalgia bipolar. A geração X, não se identificava com o visual à Glam Rock que as Bandas de Rock FM e Hair Metal usavam, nem com os estilos de vida Hollyhood.




O Grunge não aparece nem em NY nem em LA, aparece em Seattle, cidade com meio milhão de habitantes e muito chuvosa muito longe em termos sociais do que se passava nas cidades maiores. A mensagem era totalmente diferente, em vez de se falar se sentimentos glamorosos e de sucesso ("Fast cars and Fast Chics") falava-se de situações mais introspectivas, falta de rumo, procuras de identificação, isto tudo num visual mais dado ao pauperismo, de jeans realmente rotos devido a desgaste, camisas à Lumber Jack e AllStars, isto tudo por anteposição aos cintos Gucci, óculos Emporio Armani, Ferraris e as grandes mansões das bandas de sucesso do rock fm e hair metal na altura.



Quando aparece a clivagem podia-se dizer que:
O Hair significava: Sucesso e Brilho, consumismo e Glamour. A certeza do chavão "American way of life" das produções de Hollyhood, sempre com toadas "épicas" fossem temas mexidos ou mais calmos.
Grunge significava: Incerteza, Obscuridade e busca de novos ideais, abordagens bipolares aos trabalhos que ora eram agressivos ora nostálgicos, mas sempre depressivos na apróximação do final do milénio.
Os Alice in chains, os Pearl jam, os Soundgarden etc, tinham optimas vozes ( melhores vozes que muitos "bimbos" dos 80´s) bons riffs e, talvez seja dificil de acreditar em concreto, aceitar, solos de guitarra.
Profissionalismo das bandas de "hair metal" dos anos 80 também me gosto de rir um bocado, se tivermos em conta que muitas delas eram 90% imagem e 10% talento e virtuosismo ( e ai apareçem os famosos guitar heros dos 80´s). e naturalmente as coisas mudam...acho que seria muito aborrecido se o hard rock continua-se a ser como o dos anos oitenta...



As bandas "grunge" que aqui refiro passavam na MTV, pois claro, mas, todas elas eram bastante diferentes...desde os nirvana aos recônditos Mudhoney havia sempre algo mais do que compor canções "cliché" sobre amor, tarola á bruce lee, e solos virtuosos.. de pré fabricado não tinham nada...numa epóca em que reinava a guitarra de 1000000 de notas ao segundo apareceu umas boas bandas de rock n roll com reminiscentes de uns New york dolls, Iggy pop... e, claro, pode-se argumentar que tambem vendiam muito para as "pitas" da altura, mas que foram únicos, isso não se pode negar!
Quanto a bandas como os pearl jam, nirvana, soundgarden, alice in chains foram uma lufada de ar fresco...a guitarra não morreu de forma alguma, o grunge foi uma moda que durou 4 anos, e se com paciência lerem alguma das letras destes, letras que nada tinham a ver com o que então se escrevia. as letras de soundgarden são excelentes testemunhos disso.
De maneira nenhuma. para já, o rótulo "Grunge" é uma parvoíce... dentro desse rotulo tanto apanhas o som bem sludge e maluco duns Melvins, Mudhoney e TAD ou o som mais convencional duns Pearl Jam, um hard rock quase metal dos alice in chains... o som divergia e muito, o que unia essas bandas era a saturação de tudo aquilo que se apanhava na radio nos 80´s...a vida é mais do que ter sexo com uma chavala diferente todas as noites e festas de arromba...
Agora a tendencia anti-shred e as camisas de flanela aos quadradinhos...coisas aproveitadas pela imprensa...




Tanto o Hair Metal e o Rock FM, como o Grunge já passaram... como tudo neste mundo éfemero, foram colocados na prateleira. Até já o Nu Metal está em fase de declinio,(ainda bem) o Rap ficou a cheirar a mofo, o Hip Hop está a cair semestralmente...
Nestes últimos 7 ou 8 anos, temos vindo a observar ressurgimentos de estilos ditos "mortos" ou "adormecidos", desde disco, punk, rockabilly... bandas rock a roubar indiscriminadamente malhas a grandes bandas de 20 ou 30 anos atrás (white stripes é flagrante), até um grande revivalimo de música latina (houve uma altura em 2000/01 salvo erro que andava tudo a querer a-Santanar as coisas) o que torna dificil de prever qual o "estilo para a próxima estação"... porque isto já está mais a parecer-se com a alta costura do que com música.




...uma tentativa tentativa de futurismo:
Torna-se provável que o Hair Metal faça um ressurgimento, assim como outros estilos o fizeram, mas vai ser "Sol de pouca dura" pois na próxima estação vai estar "enterrado" novamente. E se ressurgir não será pela mão de quem sabe mais acerca de musica, ou quem toca melhor...
Mas sim pelo que é chamado "Mainstream" .

Sem comentários:

Enviar um comentário