quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Gary Moore - 87 - Wild in Osaka



Gary Moore nasceu em Belfast, capital da Irlanda do Norte ao dia 4 de abril de 1952. Aos 15 já havia montado uma banda em Dublin, o Skid Row, com ele mesmo na guitarra solo e até arriscando em alguns vocais, Brush Shiels no baixo e vocal, Noel Bridgeman na bateria, Bernhard Cheevers na guitarra base e não esquecendo de Phil Linott também no vocal. O som do Skid Row era uma mistura de blues e jazz.

No final dos anos 60 Phil Linott e Bernhard Cheevers sairam do Skid Row. A banda seguiu para Londres, e lá gravaram o primeiro single, "New Places Old Faces", um belo trabalho de Gary Moore com uma guitarra de 12 cordas. O próximo single, "Saturday Morning Man" teve também uma ótima aceitação. Chegaram a abrir shows do Fleetwood Mac em Dublin. Peter Green (o guitarrista do Mac) com eles fazia pequenas jams nos quartos dos hotéis, e terminou perguntando a seu agente se poderia ajudar o Skid Row a gravar um disco.

O primeiro álbum saiu em 1970, "Skid Row", já pelo selo da CBS, um bom trabalho. Fizeram turnês pelos Estados Unidos e Europa. Durante esta turnê fizeram o segundo e último álbum, "34 hours", em 1971, que realmente foi gravado em 34 horas. Nesse álbum mudaram um pouco o estilo, tocando country e até algumas coisas experimentais. Após isso a banda foi desfeita, pois Gary Moore queria partir para a carreira solo.

Em 1973 ele conseguiu lançar o seu primeiro álbum solo, "Grinding Stone". Em 1975 entrou em um projeto com Don Airey (teclados), Jon Hiseman (bateria) e John Mole (baixo). O "Colosseum II", misturando jazz e rock progressivo.

O Colosseum II lançou o primeiro álbum em 1976, chamado "Strange New Flash", em 1977. Depois de uma tour na Europa gravaram o segundo álbum (em sete dias), "Eletric Savage", e no mesmo ano o terceiro e último album do Colosseum II, "War Dance".

Terminado o projeto, Phil Lynott o chamou para fazer parte do Thin Lizzy em 1978. Participou do álbum número dois do Reino Unido, "Black Rose", e de dois hits, "Do Anything You Wanna" e "Waiting for an Alibi".

O ano era 1979, "Back on the Streets", o segundo álbum solo, aparecia em 75° lugar na parada inglesa. O single, "Parisienne Walkways" alcançou a 8ª posicão em maio de 79, e foi para o hall dos clássicos do rock.

G-Force era a banda, o ano era 1980. Com Tony Newton no vocal, Willie Dee no baixo e Mark Nauseef na bateria, fizeram alguns rocks bem dinâmicos, "Dancin", "The Womans in Love", "Hot Gossip". Nos shows da época "White Knuckles” e “Rockin' and Rollin'” eram os hits.

Gravou em 81 o álbum "Dirty Fingers" com a clássica "Nuclear Attack". Infelizmente a banda não durou muito tempo. No mesmo ano participou de um álbum solo de Greg Lake (Emerson Lake & Palmer).

Em 82 gravou "Live at the Marquee", um show fantástico, destaque para "Dallas Warhead", um ótimo rock com riffs bem pesados e um fantástico solo de bateria. No mesmo ano, em meados de setembro e outubro, participou do álbum "Octopuss" do baterista Cozy Powell. Acabou gravando o álbum "Corridors of Power" com Ian Pace na bateria, destaque para as faixas "Wishing Well" e "I Can't Wait Until Tomorrow" chegando a ocupar lugar nas listas dos 50 álbums de rock e top 10 hard-rock no Reino Unido.

Em março de 83 gravou "Rockin' Every Nights", lançado apenas no Japão, ainda com Ian Pace na bateria, com versões arrasadoras de diversas músicas do álbum "Corridors Of Power".

Em 84 gravou "Victims Of The Future", com as clássicas "Empty Rooms" e "Shapes of Things" (regravação de Jeff Beck), iniciando a tour em fevereiro na Inglaterra, passando pela Europa e Japão, terminando nos Estados Unidos. Tocou no Monster of Rock com Europe, Van Halen e Ozzy Osbourne.

No ano de 1985 Gary Moore se reuniu outra vez com Phill Lynott e gravaram um EP chamado "Out In The Fields" contendo as músicas "Military Man"e "Still in love with You". Ainda no mesmo ano gravou "Run For Cover" com a outra versão de "Empty Rooms" e uma participação especial de Phill Lynott na regravacão de "Military Man". Phil Lynott morre em janeiro de 1986 e finalmente é lançado fora do Japão o ábum "Rockin' Every Nights".

O álbum "Wild frontier" lançado em 1987 retoma a carreira de Gary Moore, com a regravação "Friday On My Mind", a instrumental "The Loner" e finalizando o álbum "Johnny Boy". Novamente participou de um álbum solo de Cozy Powell. Um show de Stockholm foi filmado e lançado em vídeo.

Em 88 ninguém soube de Gary Moore. Talvez ele tivesse algum projeto em vista, ou procurasse novos sons.

Em 1989 o álbum "After The War" foi lançado. Ozzy Osbourne cantou em "Led Clones", e Andrew Eldritch (Sister of Mercy) fez backing vocal em "Blood Of Emeralds", uma excelente regravação de Phil, a "Emerald", outra regravação fantástica "The Messiah Will Come Again" de Roy Buchanan. Foi aí que seu agente perguntou: “Por que não experimentar outro tipo de som?” Como o blues ou outra coisa parecida?

Este bootleg só tem musicas antes da era Blues, que mostra um Gary Moore muito mais "selvagem", eu gosto muito mais desta fase.


Sem comentários:

Enviar um comentário