quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Yes Live In Buenos Aires Argentina 1985




* Jon Anderson - vocal
* Trevor Rabin - guitarra, vocal
* Tony Kaye - teclado
* Chris Squire - baixo
* Alan White - bateria

90125 é o décimo primeiro álbum da banda britânica de rock progressivo Yes, lançado em 1983. Foi o primeiro álbum desde a separação da banda em 1980; também o primeiro a apresentar o novo integrante Trevor Rabin e a volta do vocalista Jon Anderson, que havia saído da banda em 1979 e de Tony Kaye. Sua maior característica é a mudança radical no estilo da banda, passando de um rock progressivo sinfônico para um pop contemporâneo e sintetizado.

O título é uma referência a seu número original de catálogo. A nova encarnação da banda veio quase que por acidente. Após o término em 1980, Chris Squire e Alan White começaram a gravar como um duo, lançando inclusive um single em 1981. Após a entrada de Trevor Rabin o trio reuniu também o tecladista original da banda Tony Kaye, que havia sido expulso em 1971. Chamaram-se "Cinema" e começaram a gravar o que pensavam ser o álbum de estréia.



A mudança de rumo começou na em 1983 quando Jon Anderson estava tocando algumas das gravações do Cinema. Quando mostrou interesse e quis reunir-se à banda, foi percebido que o grupo nada mais era que uma reformulação do Yes. 90125 foi lançado pela subsidiária da Atlantic Records, Atco, lançando a banda para a era da MTV. A música era contemporânea e acessível, e o single "Owner of a Lonely Heart" tornou-se o primeiro e único topo de parada nos Estados Unidos. No fim o álbum rendeu três milhões de cópias, de longe o álbum mais bem sucedido do Yes. As vendas pelo Reino Unido não foram tão espetaculares, mas ainda assim sólidas. A canção "Cinema" ganhou o Grammy de 1984 por Melhor Rock Instrumental


Sem comentários:

Enviar um comentário