sábado, 5 de dezembro de 2009

Whitesnake - Live In Tokyo (1988)




Eu gosto muito de Whitesnake. Já ouvi dizer que era uma daquelas bandas para gajas dos anos 80 , que se escondia por detrás do nome (bem apaneleirado, a meu ver), do Hair Metal. Já ouvi isto e muito mais, que agora não interessa, mas o que é facto é que David Coverdale e o resto do pessoal que passou pelos Whitesnake fez uma música que me marca profundamente e ouço em qualquer ocasião (e o Is This Love é uma música que qualquer menina gosta).
Hard Rock excelentemente executado, com destaque para a dupla Coverdale/Sykes (que fez a maior parte das canções). Pena que Sykes tivesse saido logo da banda, a seguir a este álbum, quem sabe ainda se tivesse feito mais um álbum a este nível.



Whitesnake de "1987" traz como participação especial, o guitarrista Adrian Vandenberg. A música "Is This Love" estoura nos tops mundiais.

As mudanças não param por aí, Vandenberg é efetivado na banda e John Sykes sai, Tommy Aldridge e Rudy Sarzo (Quiet Riot) substituem Aynsley Dunbar e Neil Murray respectivamente. Vivian Campbell (atualmente no Def Leppard) faz do Whitesnake um quinteto mais uma vez.

"1987" Este disco para quem nao saiba teve uma historia atribulada levou muitos anos a gravar e inclusivamente levou uma serie de overdubs inacreditavel. Ate a bateria foi dobrada pelo Tommy Aldridge em algumas partes.

"Still Of The Night" é para mim a melhor tema de sempre. Sykes usa acordes poderosos para criar um ambiente propício onde a voz de David Coverdale encaixa perfeitamente. A voz de Coverdale neste tema é similar ao melhor que Robert Plant fez nos Led Zepplin o que é obviamente muito significativo. Um nota também para Aynsley Dunbar que nesta música tem uma grande intervenção e a melhor do álbum. Mas para mim, o que marca a diferença é o solo de Sykes já que o seu solo parece uma música totalmente à parte e as mudanças de som são realmente brilhantes.



"Here I Go Again" Quem toca teclas é o Bill Cuomo, nao o Don Airey, a maior parte das violas foram feitas pelo Vandenberg.. solo incluido
Nao consigo perceber onde é que a versao original tem mais enfase nos teclados.. excatamente o contrario, o original é o mestre Jon Lord com um simples Hammond, em vez do pad cheio de sons e a orquestração que leva a versao deste disco.
Para quem nao sabe o original era praticamente uma balada como groove do senhor Ian Paice fabuloso

O Jonh Sykes foi despedido a meio do disco, houve diversos problemas inclusive falta de pagamentos aos musicos, motivo pelo que o Dunbar saiu, e nao terminouo disco. Se o nome de Dunbar, Murray, Sykes esta no disco foi por exigencia do Sykes. O Coverdale queria lancar o disco com o nome dos musicos que iam fazer a tour e tinham gravado os videos (quem entra nos videos nao gravou uma unica musica).
Sykes ameaçou o Coverdale de impugnar a edição do disco, visto ser ele o autor de todos os temas em parceria com o Coverdale, caso nao aparecessem os nomes dos musicos que tinham gravado o disco.
Pelo que já li aqui e ali um dia o Sykes entrou no estúdio (o de L.A. ou o do Canadá, não sei qual deles) e deu de caras com o Adrian Vandenberg a gravar um solo numa das músicas por cima do que ele mesmo já havia gravado e deixado completo.
Passou-se como é claro ! É mais do que provável que a situação financeira já não fosse das melhores, por tudo e mais alguma coisa.
Discussão acesa com o Coverdale e bateu com a porta e nunca mais o viram por lá.
Convenhamos que a conduta/fidelidade do Coverdale para com quem trabalhou (e BEM) com ele sempre foi vergonhosa.
Quanto á impugnação do álbum, é verdade sim senhor, mais um motivo para que NUNCA tivesse sido editado dob a éfige "Whitesnake", David Coverdale tinha sido muito mais adequado !

"Is This Love" Este tema comecou por ser feito para a Tina Turner cantar e incluir num album dela (se nao estou em erro o Private Dancer, disco em que colaboraram uma serie de musicos para a ajudar a levantar a carreira devido a todos os problemas com o marido). Acabou por vir a terminar neste disco, sendo que é dedicado à primeira mulher de Coverdale, ou seja nao tem nada a ver com a Tawny Kitten ao contrario do que muitos pensam.


Sem comentários:

Enviar um comentário